terça-feira, 20 de julho de 2010

Valorizar a diferença para reduzir a desigualdade


A sociedade brasileira enfrenta uma realidade que atinge milhões de cidadãos:A Desigualdade.O problema é tão grande e está tão fincado na cultura nacional que é encarado por muitos como algo natural.
Para reverter esse quadro,o poder público concentra as ações para o combate à pobresza,`exclusão e à injustiça social.Os diferentes são punidos.A discriminação atinge índios,quilombolas,negros,pessoas com deficiência,pobres e a população da área rural.Muitos nunca tiveram acesso à educação ou a uma escola de qualidade.Por isso,cabe à administração pública a responsabilidade de reduzir as desigualdades sociasi.É a partir do reconhecimento e da valorização da diversidade que é possível incorporar na rede de ensino a consciência da necessidade de eliminar os padrões de desigualdade verificados no Brasil.Somente com a valorização da diferença é possível reduzir a desigualdade.

Professor Regente de turma

 Professor Regente de Turma
O professor regente de turma é escolhido pelos alunos,sendo a ele incumbidas várias atribuições,entre elas: Ser responsável pela turma em que é regente,no sentido de ouvir os alunos em sala de aula para que possam ter um rendimento melhor,ouvir sugestões dos colegas professores sobre o que pode ser feito para melhorar o desempenho da turma.

Educação:Construindo Qualidade/A Gestão da ESCOLA

A educação constitui-se como fundamental na formação do sujeito em sua interação com a sociedade.Sendo assim,a Secretaria de Estado da Educação alia esforços para a qualificação do gestor escolar,compreendendo a escola como lócus privilegiado de formação de cidadão preparado para enfrentar os desafios de um mundo em transformação.
O programa "Educação:Construindo Qualidade",iniciado em 2008,tem como objetivo constribuir para a qualificação do processo ensino-aprendizagem nas escolas da rede pública estadual,por meio da formação continuada de seus gestores.Esta teceira etapa consolida a proposta e a discussão pontua a gestão de educação na escola,com foco na aprendizagem e na formação docente.